terça-feira, 30 de novembro de 2010

O homem perfeito

O Homem de sua Vida
 

.. A todo momento ouve-se que "fulano é o homem da minha vida", mas esta mesma pessoa que pronunciou estas palavras, posteriormente, pronuncia "ele foi um erro, eu me enganei" ou pior, "ele me enganou".

.. O problema aqui não são os homens, mas a precipitação da mulher em considerar o fulano como o homem de sua vida. Não se deve criar expectativas quanto a um homem, deve-se sim ver, de antemão, se ele se encaixa no perfil de homem de sua vida. Para tanto, as mulheres devem se peguntar o que é o homem de sua vida.
.. O homem da vida de uma mulher tem que se encaixar em um perfíl que ela mesma cria. Esse perfil contém duas partes, as chamadas características principais e características acessórias.
.. As características acessórias são aquelas que um homem pode ter, mas como não é fundamental, o homem poderá não tê-la. Já as principais, ao contrário, deve tê-las, sob pena de ser excluído da lista de pretendentes.
.. Assim, para se ter um perfíl, basta pegar um papel, dividi-lo em dois com uma linha, e, de um lado, escrever CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS, e de outro lado, CARACTERÍSTICAS ACESSÓRIAS. Depois, enumerar, na parte das principais, em ordem decrescente de maior importância para o de menos importância. Após, o mesmo deve ser feito com as Características Acessórias. (ver quadro abaixo).
.. Não há pretensão de indicar quais são as características do que seja principal. Contudo, uma característica tem indicação de ser principal: saber amá-la. Isto porque um homem que não é capaz de amá-la, não poderá ser o homem de sua vida. Ele deve ser excluído da lista de pretendentes.
.. Nós, humanos, precisamos de amor em todas as formas; materno, paterno, fraterno, amor de amigos e conjugal. Portanto, faz-se necessário que o homem que a mulher considera como sendo de sua vida, deve amá-la.
.. Há um conto em que consiste na história de um indivíduo que sempre perdia o trêm por apenas 5 minutos de atraso. Esse indivíduo, todos os dias, programava-se a pegar o trêm das 19 horas. Sempre saía com antecedência de pelo menos 2 horas para não perder o trêm. Contudo, no caminho, ele parava para conversar com o padeiro, para olhar a loja de doces, para ler os jornais, enfim, sempre parava para fazer algo. E, por esta razão, quando chegava na estação, o trêm havia partido há 5 minutros atrás. Toda vez se lamentava e dizia que amanhã ele conseguiria. Dia após dia a história se repetia.
.. O conto faz o paralelo entre trêm e as oportunidades da vida, demonstrando que quando não há objetividade na vida, perde-se as oportunidades, até mesmo porque não se sabe, ao certo, o que quer, se é de fato pegar o trêm ou realizar outras coisas.
.. Nesse sentido, quando se faz o perfil do homem de sua vida, estará sendo definido o que se quer, estará agindo de forma objetiva para que quando o homem que se encaixe no seu perfil passe por você, você poderá enxergá-lo e não perder a oportunidade.
.. Enfim, tendo o perfil pronto, basta esperar o trêm passar. Confie, ele existe. Para confirmar isto, há um ditado popular que diz, "não há um pé torto que não tenha um chinelo velho que sirva", ou como costumo dizer, que toda panela tem uma tampa que sirva, então procure sua tampa.

Drika Cordeiro

As 10 dicas para elevar a AUTO-ESTIMA



...1º Harmonize seu lar
...Abra portas e janelas e comece uma limpeza. Inicie pelo guarda-roupa e armários, tire tudo e só guarde o que for realmente preciso.


...2º Coma bem
...Respeite os momentos das refeições. Preste atenção no que está fazendo. Evite falar sobre problemas enquanto se alimenta.


...3º Preste atenção em você
...Perceba os seus pensamentos. Ao longo do dia você tem milhares deles - negativos e positivos. Apesar de você não ser os seus pensamentos, eles têm uma enorme força sobre a sua vida. Se você tem mais pensamentos negativos, isto demonstra que é uma pessoa negativa, que sua vida vai mal e as pessoas e situações que você atrai também estão na mesma freqüência de negatividade. Você pode mudar a sua vida, mudando a qualidade de seus pensamentos.


...4º Tenha objetivos
...Tenha objetivos materiais e espirituais. Busque sempre melhorar a sua condição financeira, planeje comprar bens, faça investimentos, realize viagens e busque tudo que tiver vontade, mas lembre-se: nunca dependa dessas conquistas para viver emocionalmente bem.


...5º Faça exercícios
...Escolha um exercício que lhe agrade - caminhar, dançar e nadar são os mais recomendados. Os exercícios estimulam o fluxo de energia vital, gerando além de um melhor condicionamento físico, uma ótima sensação de bem-estar.


...6º Utilize seus talentos
...Você tem dons e talentos. Descubra quais são eles e comece a colocá-los em prática.


...7º Medite, medite e medite
...A meditação é a medicina do corpo e da mente mais poderosa do mundo. Além de terapêutica é a melhor ferramenta para o crescimento pessoal e espiritual. Aprendendo a meditar, você descobre a diferença do que é ou não importante para sua vida e com isto se torna uma pessoa mais segura e objetiva.


...8º Aceite a vida
...Pare já de reclamar. Volte sua mente para o que a vida oferece de bom. Aceite viver nesse planeta azul e curta a viagem da melhor maneira possível. Lembre-se que ela tem fim, então faça bom proveito.


...9º Visite a natureza
...Coloque essa meta em sua vida. Pelo menos uma vez por mês, faça uma visita à mãe natureza. Ela tem o poder de purificar as células e acalmar o espírito.


...10º Converse com Deus
...Os gregos espiritualistas evitavam dizer o nome de Deus, pois achavam seu vocabulário muito limitado para expressar a grandeza Dele. Então todas as vezes que tinham que falar sobre Deus usavam a expressão o TODO. Aprenda estar em sintonia com o TODO, que está ao redor e, principalmente, dentro do seu coração. A melhor forma? Fica a seu critério, o importante é desejar que isso aconteça.


...O mais importante desse processo é você reconhecer que - se precisar de ajuda e tiver coragem de pedi-la - um psicólogo é a pessoa mais capacitada para auxiliá-lo nessa busca.

...Katia Cristina Horpaczky
...Psicóloga clinica

NAMORAR OU FICAR?

Ficar é uma boa desculpa para variar, para fugir do que é sério ou para escolher o que é melhor?
...Nos dias de hoje, por incrível que pareça, namorar é considerado fora de moda. É que tem o "ficar" onde tudo parece muito mais fácil, certo? Talvez nem tanto. No “ficar”, as pessoas se encontram, se atraem e acabam trocando beijos. O “ficar” caracteriza-se pela ausência de compromisso, de limites e regras claramente estabelecidas: o que pode ou não pode é definido no momento em que o relacionamento acontece, de acordo com a vontade dos próprios “ficantes”. A duração do “ficar” varia: o tempo de um único beijo, a noite toda, algumas semanas. Ligar no dia seguinte ou procurar o outro não é dever de nenhum dos envolvidos.
...Ficar acaba torna-se atraente para a maioria das pessoas que imaginam ser possível curtir apenas o lado bom de namorar. Sem responsabilidades, cobranças ou compromissos. A partir disso o hábito de ficar acaba substituindo e muito o namoro, e a maioria das meninas prefere apenas trocar alguns carinhos a “encarar uma relação mais séria. O problema é que às vezes bate uma carência, uma vontade de ter alguém...

...A pessoa que “fica” constantemente dificilmente se envolve. Chega uma hora em que é natural sentir vontade de ter alguém com quem sair, conversar, dividir bons e maus momentos, trocar beijos e carinhos, enfim, ter um relacionamento. Algumas pessoas, às vezes, ficam com vários parceiros na mesma noite, às vezes em vários dias. Parece que o ficar não quer dizer sempre uma intenção de namoro, e sim, uma atração física entre duas pessoas. Podemos dizer que os resultados positivos do “ficar” superam os negativos, já que “ficar” possibilita que as pessoas avaliem maior número de parceiras do que se tivessem que namorá-las. Se a atração física corresponder a uma experiência agradável, fica-se mais vezes com esta pessoa, e com a convivência pode surgir então o namoro. A maior reclamação das pessoas quanto ao “ficar” é a superficialidade desse tipo de relacionamento. “‘Ficar” implica na maioria das vezes uma grande intimidade sexual que pode não corresponder a uma maior intimidade emocional. Embora, as pessoas tenham necessidade de serem ouvidas e de construírem relacionamentos marcados pela afetividade, encontramos muitas pessoas que não têm a disposição para ouvir e aceitar o outro. Essa situação pode ter sido gerada pelo individualismo e pela competitividade. Afinal, “ficar” não é uma mudança comportamental isolada, e sim o reflexo de uma sociedade composta por pessoas mais centradas em si mesmas, mais individualistas.
...Uma dúvida: Por que então, às vezes, se fica com muitas pessoas na mesma noite? Geralmente com pessoas dos mais variados tipos, será que a atração pode se estender a todo tipo físico? Somente a isso? Ou temos aqui outros aspectos? Namorar é bom, mas tem que ser com alguém legal, que goste de você e tenha experiências e opiniões para compartilhar. Se achar que apenas ficar não está fazendo bem, é melhor não ficar com ninguém, apenas ter calma e estar aberta para conhecer novas pessoas. De repente, o primeiro namoro está mais perto do que a gente imagina.
...Por isso, deixe o medo e a ansiedade de fora, na hora certa vai aparecer a pessoa ideal, aquela que mexe de um jeito especial com o coração da gente. Como saber quando isso acontecer? Não se preocupe, você não vai ter dúvidas. É uma sensação difícil de explicar, mas muito fácil de reconhecer.

Kátia HorpaczkyPsicóloga Clinica, Psicoterapeuta Sexual, Família e Casal.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

DELMIRO GOUVEIA-AL

Principais Atrativos

Usina Angiquinho -Construída no início do século está encravada no meio de um paredão de granito, ao lado da Cachoeira de Paulo Afonso. Sua construção representou um dos marcos do pioneirismo de Delmiro Gouveia. As duas unidades de Angiquinho, quando em funcionamento, geravam 1.500 Hp, suficientes para iniciar todo o processo que mudou o rumo histórico da região, hoje um dos mais importantes complexos hidrelétricos do mundo. A Usina possui ainda o maquinário importado da Europa no início do século e está inserida nos roteiros das agências de turismo de Paulo Afonso e Canindé do São Francisco. De Angiquinho tem-se a visão da cidade de Paulo Afonso, da Ilha do Urubu e da Cachoeira de Paulo Afonso.
Reserva Florestal -São 60 hectares de reserva florestal cobertos por vegetação do tipo caatinga, onde se pode admirar a diversidade de espécies de elevado valor econômico e ambiental, além de árvores frutíferas e plantas medicinais. No percurso até à reserva existe uma vila rural, construída por Delmiro Gouveia, e a Fazenda Modelo. A Reserva é administrada por uma Organização Não Governamental. A Universidade Federal de Alagoas desenvolve pesquisa na área.
Furna do Morcego, A furna está inserida no canyon, próxima à Cachoeira de Paulo Afonso. Embora esteja localizada no Município de Delmiro Gouveia a furna é vista com toda sua imponência somente do lado baiano. Sua área interna é de aproximadamente 20 metros de largura por 40 metros de altura e 100 metros de extensão. Próximo ao local encontram-se as ruínas da segunda usina que seria construída por Delmiro Gouveia, a Usina de Angiquinho, a Ponte Metálica, a saída de água das usinas P. A. I, II, III, o Grande Hotel e o Teleférico, que proporciona a visão de Paulo Afonso.
Trilha do Riacho do Talhado -A trilha tem seu início na Ponte do Riacho do Talhado, no leito do riacho, na estrada AL-220. Durante todo o percurso observa-se a vegetação de caatinga aberta sem palmeiras. O percurso até a Ponte Férrea dura em torno de 01:00 h e 20 min. A ponte, construída em 1879, por ordem de Dom Pedro lI, possui uma estrutura de ferro e paredes de pedras que ainda resistem à. ação do tempo. Do leito nota-se a ação erosiva e acúmulo dos sedimentos causados pelas chuvas e pelo encontro das águas (foz) do Riacho Bom Jesus. O cenário da trilha oferece a possibilidade de bela contemplação, com a água correndo suavemente, a vegetação de caatinga, os cantos dos diversos pássaros da região semi-árida. Recomenda,se empreender a Trilha às 07 :00 h da manhã., nos meses de Outubro e Novembro, quando o volume de água do riacho é menor.
Praia Marina do Talhado -A extensão da praia é de aproximadamente 150 metros com morfologia suavemente ondulada. Propícia para banho. A profundidade é variável chegando a atingir, no meio do leito do rio, cerca de 140 metros. A ancoragem é feita de forma natural. Perto ao local é interessante conhecer as pontes da Rede Ferroviária e a Trilha do Riacho do Talhado. Não possui infra-estrutura para o turismo. Há projeto para construção de restaurantes, toboáguas, marina para pequenas embarcações, aluguel de caiaque, pedalinho, etc. Esse empreendimento necessita de apoio para o desenvolvimento e crescimento do Ecoturismo na Região.
Museu Regional de Delmiro Gouveia - O Museu foi criado em 20 de fevereiro de 1989 e reúne objetos, fotografias e documentos que contam a história de Delmiro Gouveia, da Fábrica de Linhas da Pedra, da Estrada de Ferro Piranhas-Jatobá e da cidade de Tacaratu. No acervo, encontram-se peças da antiga Estação Ferroviária, a exemplo de uma locomotiva à vapor C. W. B. R., acionada a motor elétrico; da antiga Fábrica de Linha e objetos pessoais de Delmiro. O acervo de documentos é conservado em estantes envidraçadas. O horário de funcionamento é de segunda a domingo, das 8:00 às 12:00hs.
.Núcleo Apiário da Fazenda São Vicente -O Núcleo encontra-se na Fazenda São Vicente, em bom estado de conservação e limpeza. O visitante pode conhecer todo o processo de funcionamento da apicultura, além de experimentar e adquirir o mel produzido no local.
Núcleo Apiário da Fábrica da Pedra - Localizado em território da Fábrica da Pedra, o apiário encontra-se em bom estado de funcionamento. A técnica empregada neste núcleo é a coleta de pólen. O visitante pode observar toda a técnica da coleta de pólen e adquirir os diversos tipos de pólen: pólen com mel, pólen com alho, pólen com mel e hortelã, etc.
Praia do Caixão - Uma praia de morfologia plana com aproximadamente 60 metros de extensão, localizada às margens do Rio Moxotó. No entorno a vegetação é de caatinga. Existem alguns bares e restaurantes. Está próxima à ponte que serve de divisa entre os Estados de Alagoas e Bahia. A areia é de cor clara e a praia é propícia para banho, sendo de pouca profundidade. Sofre a influência do Rio Moxotó, da Barragem de Moxotó e da Usina Apolônio Sales. A ancoragem é feita de forma natural para pequenas embarcações. Perto da área existem locais de interesse como a praia do Porto da Barra e a praia do Zé da Bica. A 15 minutos, de carro, está a cidade de Paulo Afonso.
Praia Porto da Barra - A praia tem extensão de 20 metros, com morfologia plana e vegetação arbórea e arbustiva. A areia é de granulometria média, de cor bege, sendo propícia para banho. Ancoragem natural para pequenas embarcações. No local existe um barzinho simples conhecido como Beira Rio, além de palhoças para abrigo do sol.
Fábrica da Pedra - A Fábrica da Pedra foi construída entre 1912 e 1913 por Delmiro Gouveia. Produz linhas para costura, renda e bordados e conta atualmente com modernos teares a jato de ar. Há projeto de ampliação da fábrica para aquisição de outros teares com tecnologia disponível no mercado internacional, para confecção de tecidos de poliéster e algodão exclusivos para lençóis. A visita à fábrica é permitida, desde que programada com antecedência.

Gastronomia

Bode assado e guisado
Buchada
Galinha guisada
Peixada
Peixe frito

Folclore
.Reisado
Capoeira
Violeiros
Quadrilha
Cavalhada
Pastoril

Potencialidades Turísticas

Praias, passeios de catamarã pelo canyon do Rio São Francisco, Usina Hidrelétrica de Angiquinho (construída por Delmiro Gouveia no início do século), reserva florestal, trilhas ecológicas.


Vila de Operários
Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Capela de Nossa Senhora do Rosário
Igreja de Santo Antônio
Igreja do Menino Jesus de Praga
Praça da Tamarineira
Praça Delmiro Gouveia
Praça da Matriz
Praça Vicente Menezes
Praça Padre Cícero
Praça Central
Praça do Amarelão
Fazenda Raízes
Casa de Farinha Comunitária São Sebastião
Açude da Pedra
Mercado Público
Riacho do Talhado
Biblioteca do Semi Árido 

ÁGUA BRANCA -AL

Principais Atrativos

Casarões Coloniais -Sítio arquitetônico formado por Casarões edificados no final do século XIX, de grande valor histórico pela arquitetura genuinamente colonial. Algumas edificações conservam suas características originais, outras estão parcialmente descaracterizadas pelas sucessivas reformas.
Trilha Ecológica da Cachoeira do Vaivém - A Trilha tem a extensão de 1,5 Km. No percurso, uma paisagem de vegetação de caatinga e formações rochosas. O estado de conservação da trilha é bom.
Mirante do Cruzeiro -O Mirante está localizado na Serra do Ouricuri. No entorno, vegetação de caatinga, árvores frutíferas, cultura de mandioca, palma, cana de açúcar e afloramento de rochas de granito. Há presença de população próxima ao atrativo.
Serra. do Imalaia. -A Serra. tem a. altitude de aproximadamente 733 m. No topo, observa-se um bela. paisagem, com vários sítios, serras, povoados, além da cidade de Água. Branca. A população utiliza o local para organizar animados luais. Encontra-se em bom estado de conservação e limpeza.
Serra do Boqueirão - Sua altura é de aproximadamente 100 m. No local a vegetação é de caatinga, cerrado, floresta e brejo de altitude. Na base da Serra existe um povoado denominado Boqueirão e, na própria serra, sítios particulares, bem como uma estrada que antigamente dava acesso a Água Branca e hoje está em abandono devido a uma erosão pluvial. Encontram-se também dois riachos: o Riacho do Boqueirão e o Riacho da Cobra.
Riacho do Boqueirão -De pequena extensão, com largura variável e pouca profundidade. O riacho é temporário. No entorno do atrativo aparece afloramento rochoso de formação granítica contornada por vegetação típica de caatinga. A pesca é inexpressiva (peixes de pequeno porte).
Riacho da Cobra- Com largura variável e pouco profundo, o riacho apresenta em seu entorno vegetação de caatinga, floresta, cerrado e brejo de altitude, com afloramento de rochas de granito. O riacho é temporário. A pesca é inexpressiva (peixes de pequeno porte). A fauna da região é rica em espécies de répteis e aves.
Serra das Viúvas -Sua altura é de aproximadamente 150 m, com vista para várias serras no seu entorno. Sobressaem na paisagem os ouricuris e licuris, que têm uma expressiva importância econômica para a comunidade local da serra, pois as folhas das palmeiras são muito usadas na confecção de artesanato e as sementes na extração de óleo para alimentação. Os locais de interesse no percurso são as casas de farinha, os engenhos e o artesanato.
Cachoeira do Vaivém -Apresenta quedas d'água em forma de cascatas, propícias para banho pois formam, em suas bases, piscinas naturais de coloração escura. Ao redor da cachoeira, existe vegetação de caatinga e muitas árvores frutíferas.
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição -Grande templo católico-romano construído em 1871 pelo Barão de Água Branca, com 1.100 metros quadrados de área. Estrutura em alvenaria de tijolos, pedra e cal. Arquitetura genuinamente colonial. Cobertura de telha cerâmica sobre estrutura de madeira, cúpula côncava forrada com cedro. No altar-mor, imagem da padroeira N. S. da Conceição, de São José e de São João, esculpidas em madeira, e folheadas a ouro. Todo o altar tem decoração barroca, apliques de madeira em alto relevo e banhado a ouro. Distribuídas pelo templo, imagens de Jesus Crucificado, Senhor dos Passos, N. S. das Dores, N. S. do Perpétuo Socorro, Santa Ana e São Joaquim, todas esculpidas em madeira, com detalhes folheados a ouro. Na nave central, imagens do Santíssimo, do Senhor Glorioso e do Senhor Morto, moldadas em gesso. Nas laterais internas, grandes pilares sustentam plataformas para corais e púlpitos, com apliques de madeira banhados a ouro. Nas paredes laterais, grandes portas e janelas rústicas de madeira, e quadros da via-crúcis em estilo gótico, moldados em gesso. Na parte mais alta da fachada, duas torres com sinos e relógios;
Festas Populares
Carnaval
Festa de Nossa Senhora da Conceição (Padroeira)
Festa da Emancipação da cidade
Festas de Santo Antônio. São João e São Pedro