segunda-feira, 29 de novembro de 2010

ÁGUA BRANCA -AL

Principais Atrativos

Casarões Coloniais -Sítio arquitetônico formado por Casarões edificados no final do século XIX, de grande valor histórico pela arquitetura genuinamente colonial. Algumas edificações conservam suas características originais, outras estão parcialmente descaracterizadas pelas sucessivas reformas.
Trilha Ecológica da Cachoeira do Vaivém - A Trilha tem a extensão de 1,5 Km. No percurso, uma paisagem de vegetação de caatinga e formações rochosas. O estado de conservação da trilha é bom.
Mirante do Cruzeiro -O Mirante está localizado na Serra do Ouricuri. No entorno, vegetação de caatinga, árvores frutíferas, cultura de mandioca, palma, cana de açúcar e afloramento de rochas de granito. Há presença de população próxima ao atrativo.
Serra. do Imalaia. -A Serra. tem a. altitude de aproximadamente 733 m. No topo, observa-se um bela. paisagem, com vários sítios, serras, povoados, além da cidade de Água. Branca. A população utiliza o local para organizar animados luais. Encontra-se em bom estado de conservação e limpeza.
Serra do Boqueirão - Sua altura é de aproximadamente 100 m. No local a vegetação é de caatinga, cerrado, floresta e brejo de altitude. Na base da Serra existe um povoado denominado Boqueirão e, na própria serra, sítios particulares, bem como uma estrada que antigamente dava acesso a Água Branca e hoje está em abandono devido a uma erosão pluvial. Encontram-se também dois riachos: o Riacho do Boqueirão e o Riacho da Cobra.
Riacho do Boqueirão -De pequena extensão, com largura variável e pouca profundidade. O riacho é temporário. No entorno do atrativo aparece afloramento rochoso de formação granítica contornada por vegetação típica de caatinga. A pesca é inexpressiva (peixes de pequeno porte).
Riacho da Cobra- Com largura variável e pouco profundo, o riacho apresenta em seu entorno vegetação de caatinga, floresta, cerrado e brejo de altitude, com afloramento de rochas de granito. O riacho é temporário. A pesca é inexpressiva (peixes de pequeno porte). A fauna da região é rica em espécies de répteis e aves.
Serra das Viúvas -Sua altura é de aproximadamente 150 m, com vista para várias serras no seu entorno. Sobressaem na paisagem os ouricuris e licuris, que têm uma expressiva importância econômica para a comunidade local da serra, pois as folhas das palmeiras são muito usadas na confecção de artesanato e as sementes na extração de óleo para alimentação. Os locais de interesse no percurso são as casas de farinha, os engenhos e o artesanato.
Cachoeira do Vaivém -Apresenta quedas d'água em forma de cascatas, propícias para banho pois formam, em suas bases, piscinas naturais de coloração escura. Ao redor da cachoeira, existe vegetação de caatinga e muitas árvores frutíferas.
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição -Grande templo católico-romano construído em 1871 pelo Barão de Água Branca, com 1.100 metros quadrados de área. Estrutura em alvenaria de tijolos, pedra e cal. Arquitetura genuinamente colonial. Cobertura de telha cerâmica sobre estrutura de madeira, cúpula côncava forrada com cedro. No altar-mor, imagem da padroeira N. S. da Conceição, de São José e de São João, esculpidas em madeira, e folheadas a ouro. Todo o altar tem decoração barroca, apliques de madeira em alto relevo e banhado a ouro. Distribuídas pelo templo, imagens de Jesus Crucificado, Senhor dos Passos, N. S. das Dores, N. S. do Perpétuo Socorro, Santa Ana e São Joaquim, todas esculpidas em madeira, com detalhes folheados a ouro. Na nave central, imagens do Santíssimo, do Senhor Glorioso e do Senhor Morto, moldadas em gesso. Nas laterais internas, grandes pilares sustentam plataformas para corais e púlpitos, com apliques de madeira banhados a ouro. Nas paredes laterais, grandes portas e janelas rústicas de madeira, e quadros da via-crúcis em estilo gótico, moldados em gesso. Na parte mais alta da fachada, duas torres com sinos e relógios;
Festas Populares
Carnaval
Festa de Nossa Senhora da Conceição (Padroeira)
Festa da Emancipação da cidade
Festas de Santo Antônio. São João e São Pedro

Nenhum comentário:

Postar um comentário