segunda-feira, 29 de novembro de 2010

DELMIRO GOUVEIA-AL

Principais Atrativos

Usina Angiquinho -Construída no início do século está encravada no meio de um paredão de granito, ao lado da Cachoeira de Paulo Afonso. Sua construção representou um dos marcos do pioneirismo de Delmiro Gouveia. As duas unidades de Angiquinho, quando em funcionamento, geravam 1.500 Hp, suficientes para iniciar todo o processo que mudou o rumo histórico da região, hoje um dos mais importantes complexos hidrelétricos do mundo. A Usina possui ainda o maquinário importado da Europa no início do século e está inserida nos roteiros das agências de turismo de Paulo Afonso e Canindé do São Francisco. De Angiquinho tem-se a visão da cidade de Paulo Afonso, da Ilha do Urubu e da Cachoeira de Paulo Afonso.
Reserva Florestal -São 60 hectares de reserva florestal cobertos por vegetação do tipo caatinga, onde se pode admirar a diversidade de espécies de elevado valor econômico e ambiental, além de árvores frutíferas e plantas medicinais. No percurso até à reserva existe uma vila rural, construída por Delmiro Gouveia, e a Fazenda Modelo. A Reserva é administrada por uma Organização Não Governamental. A Universidade Federal de Alagoas desenvolve pesquisa na área.
Furna do Morcego, A furna está inserida no canyon, próxima à Cachoeira de Paulo Afonso. Embora esteja localizada no Município de Delmiro Gouveia a furna é vista com toda sua imponência somente do lado baiano. Sua área interna é de aproximadamente 20 metros de largura por 40 metros de altura e 100 metros de extensão. Próximo ao local encontram-se as ruínas da segunda usina que seria construída por Delmiro Gouveia, a Usina de Angiquinho, a Ponte Metálica, a saída de água das usinas P. A. I, II, III, o Grande Hotel e o Teleférico, que proporciona a visão de Paulo Afonso.
Trilha do Riacho do Talhado -A trilha tem seu início na Ponte do Riacho do Talhado, no leito do riacho, na estrada AL-220. Durante todo o percurso observa-se a vegetação de caatinga aberta sem palmeiras. O percurso até a Ponte Férrea dura em torno de 01:00 h e 20 min. A ponte, construída em 1879, por ordem de Dom Pedro lI, possui uma estrutura de ferro e paredes de pedras que ainda resistem à. ação do tempo. Do leito nota-se a ação erosiva e acúmulo dos sedimentos causados pelas chuvas e pelo encontro das águas (foz) do Riacho Bom Jesus. O cenário da trilha oferece a possibilidade de bela contemplação, com a água correndo suavemente, a vegetação de caatinga, os cantos dos diversos pássaros da região semi-árida. Recomenda,se empreender a Trilha às 07 :00 h da manhã., nos meses de Outubro e Novembro, quando o volume de água do riacho é menor.
Praia Marina do Talhado -A extensão da praia é de aproximadamente 150 metros com morfologia suavemente ondulada. Propícia para banho. A profundidade é variável chegando a atingir, no meio do leito do rio, cerca de 140 metros. A ancoragem é feita de forma natural. Perto ao local é interessante conhecer as pontes da Rede Ferroviária e a Trilha do Riacho do Talhado. Não possui infra-estrutura para o turismo. Há projeto para construção de restaurantes, toboáguas, marina para pequenas embarcações, aluguel de caiaque, pedalinho, etc. Esse empreendimento necessita de apoio para o desenvolvimento e crescimento do Ecoturismo na Região.
Museu Regional de Delmiro Gouveia - O Museu foi criado em 20 de fevereiro de 1989 e reúne objetos, fotografias e documentos que contam a história de Delmiro Gouveia, da Fábrica de Linhas da Pedra, da Estrada de Ferro Piranhas-Jatobá e da cidade de Tacaratu. No acervo, encontram-se peças da antiga Estação Ferroviária, a exemplo de uma locomotiva à vapor C. W. B. R., acionada a motor elétrico; da antiga Fábrica de Linha e objetos pessoais de Delmiro. O acervo de documentos é conservado em estantes envidraçadas. O horário de funcionamento é de segunda a domingo, das 8:00 às 12:00hs.
.Núcleo Apiário da Fazenda São Vicente -O Núcleo encontra-se na Fazenda São Vicente, em bom estado de conservação e limpeza. O visitante pode conhecer todo o processo de funcionamento da apicultura, além de experimentar e adquirir o mel produzido no local.
Núcleo Apiário da Fábrica da Pedra - Localizado em território da Fábrica da Pedra, o apiário encontra-se em bom estado de funcionamento. A técnica empregada neste núcleo é a coleta de pólen. O visitante pode observar toda a técnica da coleta de pólen e adquirir os diversos tipos de pólen: pólen com mel, pólen com alho, pólen com mel e hortelã, etc.
Praia do Caixão - Uma praia de morfologia plana com aproximadamente 60 metros de extensão, localizada às margens do Rio Moxotó. No entorno a vegetação é de caatinga. Existem alguns bares e restaurantes. Está próxima à ponte que serve de divisa entre os Estados de Alagoas e Bahia. A areia é de cor clara e a praia é propícia para banho, sendo de pouca profundidade. Sofre a influência do Rio Moxotó, da Barragem de Moxotó e da Usina Apolônio Sales. A ancoragem é feita de forma natural para pequenas embarcações. Perto da área existem locais de interesse como a praia do Porto da Barra e a praia do Zé da Bica. A 15 minutos, de carro, está a cidade de Paulo Afonso.
Praia Porto da Barra - A praia tem extensão de 20 metros, com morfologia plana e vegetação arbórea e arbustiva. A areia é de granulometria média, de cor bege, sendo propícia para banho. Ancoragem natural para pequenas embarcações. No local existe um barzinho simples conhecido como Beira Rio, além de palhoças para abrigo do sol.
Fábrica da Pedra - A Fábrica da Pedra foi construída entre 1912 e 1913 por Delmiro Gouveia. Produz linhas para costura, renda e bordados e conta atualmente com modernos teares a jato de ar. Há projeto de ampliação da fábrica para aquisição de outros teares com tecnologia disponível no mercado internacional, para confecção de tecidos de poliéster e algodão exclusivos para lençóis. A visita à fábrica é permitida, desde que programada com antecedência.

Gastronomia

Bode assado e guisado
Buchada
Galinha guisada
Peixada
Peixe frito

Folclore
.Reisado
Capoeira
Violeiros
Quadrilha
Cavalhada
Pastoril

Potencialidades Turísticas

Praias, passeios de catamarã pelo canyon do Rio São Francisco, Usina Hidrelétrica de Angiquinho (construída por Delmiro Gouveia no início do século), reserva florestal, trilhas ecológicas.


Vila de Operários
Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Capela de Nossa Senhora do Rosário
Igreja de Santo Antônio
Igreja do Menino Jesus de Praga
Praça da Tamarineira
Praça Delmiro Gouveia
Praça da Matriz
Praça Vicente Menezes
Praça Padre Cícero
Praça Central
Praça do Amarelão
Fazenda Raízes
Casa de Farinha Comunitária São Sebastião
Açude da Pedra
Mercado Público
Riacho do Talhado
Biblioteca do Semi Árido 

Nenhum comentário:

Postar um comentário