quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Karl Marx
Biografia deste importante pensador do século XIX, marxismo, crítica ao capitalismo, livro O Capital, Manifesto Comunista,
Engels, socialismo e comunismo, análise econômica da forma de produção capitalista, Lênin, vida no exílio.
Karl Marx - história, socialismo
Karl Marx: o idealizador do comunismo
  
Biografia 
Idealizador de uma sociedade com uma distribuição de renda justa e equilibrada, o economista, cientista social e revolucionário socialista alemão Karl Heinrich Marx, nasceu na data de 05 de maio de 1818, cursou Filosofia, Direito e História nas Universidades de Bonn e Berlim e foi um dos seguidores das idéias de Hegel.
Ideias marxistas 
Este filósofo alemão foi expulso da maior parte dos países europeus devido ao seu radicalismo. Seu envolvimento com radicais franceses e alemães, no agitado período de 1840, fez com que ele levantasse a bandeira do comunismo e atacasse o sistema capitalista. Segundo este economista, o capitalismo era o principal responsável pela desorientação humana. Ele defendia a idéia de que a classe trabalhadora deveria unir-se com o propósito de derrubar os capitalistas e aniquilar de vez a característica abusiva deste sistema que, segundo ele, era o maior responsável pelas crises que se viam cada vez mais intensificadas pelas grandes diferenças sociais. 
Este grande revolucionário, que também participou ativamente de organizações clandestinas com operários exilados, foi o criador da obra o Capital, livro publicado em 1867, que tem como tema principal a economia. Seu livro mostra estudos sobre o acúmulo de capital, identificando que o excedente originado pelos trabalhadores acaba sempre nas mãos dos capitalistas, classe que fica cada vez mais rica as custas do empobrecimento do proletariado. Com a colaboração de Engels, Marx escreveu também o Manifesto Comunista, onde não poupou críticas ao capitalismo
Este notável personagem histórico faleceu em Londres, Inglaterra, em 14 de março de 1883, deixando muitos seguidores de seus ideais. Lênin foi um deles, e, na União Soviética, utilizou as idéias marxistas para sustentar o comunismo, que, sob sua liderança, foi renomeado para marxismo-leninismo. Contudo, alguns marxistas discordavam de certos caminhos escolhidos pelo líder russo. 
Até hoje, as idéias marxistas continuam a influenciar muitos historiadores e cientistas sociais que, independente de aceitarem ou não as teorias do pensador alemão, concordam com a idéia de que para se compreender uma sociedade deve-se entender primeiramente sua forma de produção

O PENSAMENTO ATUAL


Milton Santos

.Milton Santos foi geógrafo, professor da Universidade de São Paulo e autor de mais de quarenta livros. Um dos intelectuais brasileiros de maior projeção internacional, vem realizando importante reflexão sobre as conseqüências da globalização para a humanidade, que foi sistematizada em seu livro A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção, que recebeu o Prêmio Jabuti de 1997.
Falecido em 24 de junho de 2001, foi sem dúvida, um dos mais importantes pensadores brasileiros

Textos de Gilberto Freire abordam o contraste social

Visão panorâmica favela Abençoada por Deus,Vila SAnta Luzia,bairro Torre, Recife-Pe
Visão panorâmica favela Abençoada por Deus,Vila SAnta Luzia,bairro Torre, Recife-Pe
Certamente se Gilberto Freire, sociólogo e cientista político, nascido no Recife-PE em 15 de março de 1900, e falecido em 18 de setembro de 1987, estivesse vivo continuaria a desenvolver o reflexo das suas duas obras mais significantes: Casa-grande & Senzala e Sobrados & Mocambos. E na visão antropológica desse recifense o próximo conjunto literário poderia se chamar Refavela.
Em Casa-Grande & Senzala, livro publicado no Rio de Janeiro em dezembro de 1933, Gilberto Freire faz uma abordagem inovadora da vida familiar, dos costumes públicos e privados, das mentalidades e das inter-relações étnicas que revelam um painel envolvente e instigante da formação do povo brasileiro no período colonial. Da arquitetura real e imaginária da casa-grande e dos fluxos e refluxos do cotidiano da família patriarcal, emergiram traços da convivência feita de intimidade e dominação entre senhores de engenho e escravos, além da mistura entre brancos, pretos e índios que marcaram para sempre a sociedade no Brasil.
Anos depois, também no Rio de Janeiro, Freie publicou outro ensaio que trata da relação de poder e hierarquia social que existia entre os senhores de engenho e escravos. Em 1936, ele publica o livro que é uma continuação da série iniciada com Casa-Grande & Senzala: Sobrados & Mocambos.  Nesse clássico literário, o sociólogo e cientista político avalia o declínio do patriarcalismo rural do século XIX. Enfraquecida pela decadência da escravidão e pressionada pelas forças da modernidade que vinham de fora do país, a aristocracia se vê obrigada a trocar a casa-grande pelos sobrados urbanos, enquanto seus ex-escravos saem das senzalas e instalam-se nos casebres de barro e palha dos bairros pobres das cidades.
Após quase sete décadas da publicação de Casa-Grande & Senzala e Sobrados & Mocambos, essas obras continuam repercutindo no imaginário acadêmico não apenas nacionalmente, como também no exterior. Os livros, como queria o autor, se mantêm vivos e contemporâneos, mostrando a relação de poder nos sistemas político, social, religioso e cultural do povo brasileiro. As publicações ainda se consagram como obras fundamentais do pensamento da sociedade no Brasil.
Atualmente, as relações de poder continuam as mesmas. Por um lado, o senhor de engenho passou a ser o empresário detentor dos meios de produções que se refugia nos edifícios da alta sociedade. Por outro, existem os empregados que deixaram de ser “escravos” e passaram a vender a sua mão-de-obra para os patrões, além de habitarem as margens dos rios com suas palafitas.
Com isso, percebe-se facilmente que a dicotomia da relação de poder e hierarquização político-social existente entre senhor e escravo, patrão e empregado continua acesa no imaginário de ambos e incrustada no mais profundo sentimento humano, mostrado que, embora os tempos mudem e as situações também, a dominação e a superioridade em relação ao outro continuam, pois o que muda, de fato, são as categorias. Os atores sociais continuam os mesmos.
Por isso, Refavela, um vídeo documentário realizado partir de ensaio fotográfico produzido entre os anos 2006 e 2008 na favela Abençoada por Deus, comunidade da Vila Santa Luzia, bairro da Torre, região periférica do Recife-PE, coloca em questão e evidencia a relação de poder existente entre os edifícios e palafitas, um ensaio baseado nas obras Casa-Grande & Senzala e Sobrados & Mocambos, de Gilberto Freire, sociólogo e cientista político que teve a sensibilidade científica e humana de registrar em seus ensaios a realidade hierárquica brasileira de séculos passados e que se perpetua ate os dias atuais.
Texto e foto por Leodomiro Neto
Ver fotos: http://www.flickr.com/photos/leodomiro-neto

Ninguém é dono da sua felicidade, por isso não entregue a sua alegria, a sua paz, a sua vida nas mãos de ninguém, absolutamente ninguém.

Somos livres, não pertencemos a ninguém e não podemos querer ser donos dos desejos, da vontade ou dos sonhos de quem quer que seja.

A razão de ser da sua vida é você mesmo.

A sua paz interior deve ser a sua meta de vida; quando sentir um vazio na alma, quando acreditar que ainda falta algo, mesmo tendo tudo, remeta o seu pensamento para os seus desejos mais íntimos e busque a divindade que existe dentro de si.

Pare de procurar a sua felicidade cada dia mais longe.

Não tenha objetivos longe demais das suas mãos, abrace aqueles que estão ao seu alcance hoje.

Se está desesperado devido a problemas financeiros, amorosos ou de relacionamentos familiares, busque no seu interior a resposta para se acalmar, você é reflexo do que pensa diariamente.

Pare de pensar mal de si mesmo, e seja o seu próprio melhor amigo, sempre.
Sorrir significa aprovar, aceitar, felicitar.
Então abra um sorriso de aprovação para o mundo, que tem o melhor para lhe oferecer.

Com um sorriso, as pessoas terão melhor impressão sua, e você estará afirmando para si mesmo, que está "pronto"para ser feliz.
Trabalhe, trabalhe muito a seu favor.
Pare de esperar que a felicidade chegue sem trabalho.
Pare de exigir das pessoas aquilo que nem você conquistou ainda.

Agradeça tudo aquilo que está na sua vida, neste momento, incluindo nessa gratidão, a dor.
A nossa compreensão do universo ainda é muito pequena, para julgarmos o que quer que seja na nossa vida.

  1. Paulo Roberto Gaefke