sábado, 8 de janeiro de 2011

Carlos Drummond de Andrade



E é hoje o dia da faxina mental… joga fora tudo que te prende ao passado… ao mundinho de coisas tristes… fotos… Peças de roupa, bilhetes de viagens… E toda aquela tranqueira que guardamos… Jogue tudo fora… Mas principalmente… Esvazie seu coração… E fique pronto pra Vida!
“Porque eu sou do tamanho daquilo que sinto, que vejo e que faço não do tamanho que os outros me enxergam”.
Não importa onde você parou… Em que momento da vida você cansou… O que importa é que sempre é possível e necessário “Recomeçar”.
Recomeçar é dar uma chance a si mesmo, é renovar as esperanças na vida e o mais importante… Acreditar em você de novo.
Sofreu muito neste período?
Foi aprendizado…
Chorou muito?
Foi limpeza da alma…
Ficou com raiva das pessoas?
Foi para perdoá-las um dia…
Sentiu-se só por diversas vezes?
É porque fechaste a porta até para os anjos…
Acreditou que tudo estava perdido?
Era o início da tua melhora… Pois é… Agora é hora de reiniciar… De pensar na luz… De encontrar prazer nas coisas simples de novo.
Que tal um corte de cabelo arrojado? Roupas novas? Um novo curso… Ou qualquer outra coisa. Olha quanto desafio… Quanta coisa nova nesse mundo te esperando.
Ta se sentindo sozinho? Besteira… Tem tanta gente que você afastou com seu “período de isolamento”… tem tanta gente esperando apenas um sorriso teu para “chegar” perto de você.
Quando nos trancamos na tristeza… Ficamos horríveis… O mau humor vai comendo nosso fígado… Até a boca fica amarga…
Recomeçar…
Hoje é um bom dia para recomeçar novos desafios. Aonde você quer chegar?
Vai alto… Sonhe alto… Queira o melhor do melhor… Se desejarmos fortemente o melhor e principalmente lutarmos pelo melhor… Só o melhor vai se instalar na nossa vida.

Planejando 2011 com os olhos no longo prazo

- Como começar o ano de 2011 planejando nossos objetivos de uma forma estratégica e sustentável. 



O ano novo se inicia e com ele temos novas expectativas, objetivos e desafios.

Mais do que certo é elaborarmos o nosso planejamento para que possamos assim começar o ano com os pés no chão e bem orientados as nossas metas.

Antes de qualquer outra coisa, eu me questionaria em qual situação em minha vida eu pretendo estar daqui a 5 anos, ou melhor, nos próximos 15 anos. Isto mesmo, antes de fazer promessas no curto prazo é importante que saibamos aonde queremos chegar no longo prazo, para que assim tenhamos certeza de estar traçado objetivos anuais sustentáveis ao longo de nossa vida, e evitarmos o risco de gastarmos energia para algo que não nos trará o resultado esperado.


Feito isso, antes de olhar pra frente temos que refletir sobre o ano que está se passando. Mesmo que de forma intangível, dentro de nós existiam uma série de expectativas para o ano, e este é o momento de analisarmos se as mesmas foram atingidas e em caso negativo, quais foram suas causas:

- Nossos objetivos estabelecidos para 2010 foram obtidos ?
- Estamos felizes em nosso trabalho ?
- Fizemos o curso que havíamos pensado ?
- Conseguimos balancear a vida profissional com pessoal ?

Após as reflexões do ano que se foi chega o momento de planejarmos 2011.

Primeiro, recomendo começarmos de forma macro, listando assuntos chave em nossa vida, como por exemplo: trabalho, família, finanças, estudos, etc. Em seguida, verifique se o que não foi cumprido em 2010 será replanejado para 2011 e em quais destes assuntos chave estas ações se encaixam. Pense também no que não foi abordado em 2010 mas que será fundamental neste ano que se inicia.

Tenha cuidado para não exagerar e correr o risco de ficar frustrado ao final do ano, devido ao não cumprimento de algumas ações. Lembre-se que seus recursos são limitados (tempo, dinheiro, etc) e que você esta traçando um planejamento para o próximo ano mas pensando no longo prazo, desta forma, é compreensível que algumas ações sejam deixadas para os anos seguintes, de acordo com seu grau de importância.

Após listar os assuntos chave e definir as ações a serem cumpridas nos mesmos vem o momento de pensar o "como". O "como" é o passo a passo necessário para o atingimento da ação planejada. Este passo a passo deve incorporar a data para seu cumprimento, o custo, e a forma de condução necessária para sua concretização.

Agora é só estabelecer ao longo do ano períodos (bimestre, trimestre, por exemplo) para verificar se o planejado vem sendo cumprido, de forma a possibilitar ajustes de percurso, neste último, quando necessário.

Cumprindo as recomendações acima, acredito que você estará bem mais preparado para o ano que se inicia e o mais importante, estará trabalhando de forma estratégica para o seus próximos anos de vida.
Por Sebastião Nunes