terça-feira, 16 de novembro de 2010


                         Filosofia


  A filosofia, não busca soluções nem tem por finalidade a apresentação de respostas. Buscando um sentido para essas diversas experiências humanas, procurando dar um significado inteligível ao real que cerca todo e qualquer ser no mundo, a filosofia se caracteriza por um constante indagar, questionar, perguntar, cujas perguntas se tornam objeto de novas indagações e questionamentos. Daí a falsa impressão causada no homem comum de que a filosofia não serve para nada, uma vez em que nada explica em caráter final e definitivo.
  A filosofia se caracteriza por ser uma busca incessante do sentido último das coisas, um saber universal acerca das questões fundamentais. Tem como finalidade compreender o significado da existência humana em seus diferentes aspectos, bem como nas relações entre o homem, Deus e o mundo.
  A filosofia é, pois, uma atitude crítica e racional que o ser humano assume no enfrentamento da realidade que o cerca, tendo em vista não necessariamente a posse de um saber sobre essa realidade, mas sim, uma permanente postura de indagação e reflexão, capaz de gerar um saber que possa ser revertido em favor de um conhecimento e compreensão cada vez mais profundos e, portanto, radicais da natureza das coisas, da natureza divina e, em especial, da natureza humana.
Descartes dizia que a filosofia é o estudo da sabedoria, conhecimento perfeito de todas as coisas que os humanos podem alcançar para o uso da vida, a conservação da saúde e a invenção das técnicas e das artes. (Marilena Chaui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário